#31 A minha experiência com… As instruções da Pitonisa, de Erik Axl Sund

faces

Finalmente, cerca de um ano depois de iniciar esta trilogia, finalmente concluí a leitura do 3º e último volume de As faces de Victoria Bergman. E, posso adiantar, estou tão desconcertada quanto rendida a esta obra e ao thriller policial nórdico. Depois de fechar o livro, os desenvolvimentos deste último volume ficaram comigo, nos sonhos, nos pensamentos… tentando apreender uma teia de traumas, sobrevivência, terror e, no fundo, tentando ler estes acontecimentos à luz da vontade de todos os seres humanos de se verem livres de sofrimento.

As instruções da Pitonisa retoma a investigação sobre as mortes de Hannah Ostlund e Jessica Friberg, carbonizadas num carro em Tantoberget, e que eram as principais suspeitas de um conjunto de assassinatos de ex-alunos do internato de Sigtuna. A polícia rapidamente vem a resolver este caso, mas algo não parece estar certo para a detetive Jeanette Kilhberg… com a ajuda de Sofia Zetterlund, que se dedica a compreender o perfil do criminoso na busca pela libertação do seu próprio transtorno de personalidade, ela continua a caça por aquele que crê estar por detrás do desaparecimento de Ulrika Wendin e de todas as mortes das crianças desaparecidas. Entretanto Madeleine pensa na sua próxima vítima…

Este livro facilmente nos prende o interesse, pela escrita e o tom misterioso, mas também pelo conjunto de expectativas que trazemos dos volumes anteriores. Neste livro estamos sedentos de curiosidade para encontrar respostas definitivas para estes crimes. A partir de mais de metade do livro, a trama adensa-se, à medida que acompanhamos Jeanette Kilhberg e a sua tenacidade em seguir o seu instinto… porém, sempre tarde demais. Neste livro, deixamos a ponta do iceberg, e mergulhamos nas profundezas do horror que originou esta sucessão de acontecimentos chocantes, e ficamos ainda mais perdidos nessas águas. De facto, apesar de se descobrir a verdade, muito é deixado à imaginação do leitor, nomeadamente a tentar compreender as relações entre as personagens e a sua influência na construção das patologias. No final, fica também uma nota de compaixão, por todo o sofrimento que todos tiveram que aguentar. No final, são todos vítimas.

Assim, este livro parece desapontar um pouco, por não explicar de modo conclusivo toda a trama e a relação entre os três livros. Porém, tal parece ser intencional da parte dos autores, e não retira qualidade alguma a esta obra no resto da série. No geral, esta trilogia está magistralmente construída, quer pela complexidade dos temas abordados, quer pela capacidade narrativa em evocar no leitor emoções e sensações intensas. Definitivamente, foi das melhores séries que já li, e recomendo a todos quantos tenham interesse neste género e que estejam à procura de algo mais arrebatador.

 

Classificação: ***** (Adorei)

Link no Goodreads: https://www.goodreads.com/book/show/24175150-as-instru-es-da-pitonisa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s