#29 A minha experiência com… Quando o ódio matar, de Carina Bergfeldt

Hoje cá estou para vos apresentar mais um thriller intenso e empolgante, vindo directamente da Suécia (um país que tive o privilégio de visitar este ano – bem, apenas a cidade de Malmo). Foi uma leitura recomendada por um colega, e não posso negar que me prendeu do início ao fim, com os seus capítulos curtos e intensos que alimentam o mistério até às últimas páginas.

13497612_1211751452176445_5403782590892806677_o

Este livro acompanha uma mulher que prepara o assassinato do seu pai, descrito num bloco de notas decorado com madalenas. Ao longo dos capítulos vamos acompanhando o desenvolvimento deste plano, mas também as razões que se escondem no passado e que reforçam a crença nesta missão. Ao mesmo tempo a inspectora Anna Eiler investiga o possível homicídio de Elizabeth Hjort, cujo corpo foi encontrado num lago gelado. No encalço deste crime estão também as jornalistas Ing-Marie Anderson e Julia Almidlen. Todas têm algo a esconder, mas só uma é capaz de levar a cabo um plano parricida.

Um dos aspectos que mais me agradou neste livro foi a forma como está estruturado. Os seus capítulos são curtos e vão intercalando a narração na 1ª pessoa e na 3ª pessoa, assim como acontecimentos presentes e passados. Assim, o leitor vai ficando intrigado sobre qual das personagens assume a 1ª pessoa e que é a mulher que prepara a morte do seu pai. Também é interessante esta troca na sucessão tradicional dos acontecimentos: geralmente o crime precede a descoberta do seu plano, mas neste caso acompanhamos os detalhes minuciosos e macabros até mesmo ao final.

A escrita é simples, sem grandes lirismos, revelando a formação da autora no jornalismo. Aliás, a narração intercala mesmo com alguns artigos jornalísticos. Também achei bastante comovente a descrição do passado, capaz de evidenciar o impacto da violência psicológica no desenvolvimento.

Ainda assim, foi um livro relativamente simples, mas do qual gostei de um modo geral. Recomendo aos fãs deste género – vão adorar os pormenores e o humor.

 

Classificação: **** (Gostei)

Link no Goodreads: https://www.goodreads.com/book/show/22587858-quando-o-dio-matar

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s