#1 UPDATE | Maratona Literária de Verão 2016

Olá a todos!

Já passou mais de um mês desde que iniciamos esta aventura literária da #MLVerão2016, e já devem estar curiosos quanto aos livrinhos que li entretanto.

Posso dizer que, nestas primeiras semanas, concluí a leitura de 6 dos 17 livros seleccionados, o que, para mim, é um sinal de que a maratona está a ser bem produtiva. Contudo, os livros concluídos totalizam poucas páginas – 951. Confesso que, nesta primeira fase, em que ainda não tive oportunidade de descansar muito, dei prioridade a livros pequenos, como forma de aumentar o número de livros lidos. Mas agora, com a chegada de Agosto, passarei a leituras mais recheadas.

mlverao4

Desafios Concluídos:

2) Ler um livro de um autor português:

Um fio de fumo nos confins do mar, Alice Vieira (151 páginas) – acabei por substituir O Belo Adormecido, de Lídia Jorge, por este infanto-juvenil, uma vez que já tinha lido um livro de contos nesta maratona e não me apetecia ler outro. Apesar de não estar muito certa de vir a gostar muito desta leitura, a verdade é que o seu humor, a sua escrita leve e as constantes referências históricas e artísticas, sobretudo à ópera (aliás, o título faz referência a uma das áreas mais belas de Puccini, “Un bel di vedremo”), acabaram por me prender até à última página. Não sei se este livro é muito apropriado para a faixa etária a que se destina, pela temática e pelo facto de talvez já não ser muito atual, mas mesmo assim tem elementos intemporais que nos ajudam a refletir nas coisas importantes da vida.

**** (Gostei)

4) Ler um livro que está há muito tempo na tua estante:

Voo nocturno, Antoine de Saint-Exúpery (95 páginas) – a primeira leitura desta maratona acabou por se revelar uma desilusão. Tendo lido a obra O principezinho já em adulta e tendo gostado tanto, esperava sentir o mesmo prazer com outra das obras mais aclamadas do autor. Mas esta história, embora encerre um grande significado, não conseguiu prender a minha atenção, e cheguei ao fim sem entender bem sobre o que tinha lido…

** (Não gostei)

5) Começar ou terminar uma série ou trilogia:

As instruções da Pitonisa, 3º volume da trilogia As faces de Victoria Bergman, de Erik Axl Sund (375 páginas) – depois de quase um ano após a leitura dos primeiros dois volumes, finalmente concluí esta trilogia que marcou o meu ingresso no universo do policial nórdico. Este terceiro volume, ao contrário dos anteriores, e talvez intencionalmente, deixa-nos ainda mais desconcertados com a quantidade de mistérios revelados e por revelar… Ainda estou a dar voltas à cabeça com os porquês dos atos hediondos relatados, e as ligações entre as personagens. Mesmo assim, acho que este volume, tal como os outros, está brilhante, e irei falar um pouco mais desta trilogia mais à frente.

***** (Adorei)

13) Ler um livro com cor amarela ou laranja na capa:

O último adeus, Honoré Balzac (80 páginas) – aproveitei uma viagem de avião de 3 horas para atacar este pequeno clássico. Não desgostei totalmente, mas senti que este livro não me trouxe nada de novo, relatando uma história de amor cujo cenário são as invasões napoleónicas. Ainda assim, foi algo diferente do que imaginava. O final é puro clímax de emoção, muito ao estilo de O Retrato de Dorian Gray A morte de Ivan Ilicht.

*** (Indiferente)

16) Ler um livro que te recomendaram:

A salvação de Wang Fô e outros contos orientais, Marguerite Yourcenar (120 páginas) – a minha classificação deste livro foi difícil de atribuir, uma vez que houve contos que adorei, enquanto que outros me deixaram completamente indiferente. No final, desempatou a escrita, que é absolutamente espantosa, lírica e onírica.

**** (Gostei)

21) Ler um livro de contos ou uma Graphic Novel:

Jane Eyre – Graphic Novel, Charlotte Bronte, adaptado por Amy Corzine (130 páginas) – embora tivesse algum receio que esta versão adaptada de uma das minhas obras preferidas a fosse banalizar, confesso que foi mesmo delicioso reviver esta história em versão de quadradinhos e na sua língua original – o inglês. Por isso, devorei esta leitura, e não a poupei em classificações.

***** (Adorei)

mlverao5

E agora já só faltam menos de 2 meses, e 11 desafios pela frente! Como já disse, esta maratona tem tudo para correr bem, sobretudo porque está a preencher os meus dias de sol e praia com boas leituras.

Para já, os próximos dois livros, que pretendo ler em simultâneo, são:

3) Ler um romance histórico:

A fúria das vinhas, Francisco Moita Flores

10) Ler um livro pela capa:

A linguagem secreta das flores, de Vanessa Diffenbauch

 

Fiquem desse lado a acompanhar e boas leituras!

 

 

Advertisements

4 thoughts on “#1 UPDATE | Maratona Literária de Verão 2016

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s