#28 A minha experiência com… Uma sonata de amor, de Santa Montefiore

Olá a todos!

Hoje venho partilhar convosco mais uma experiência de leitura surpreendente. O livro que hoje comento é Uma sonata de amor, de Santa Montefiore. Esta é uma autora que já conhecia, dona de uma escrita sensível e emocionante. Na verdade, há já algum tempo que não lia um romance do género, e embora já não seja um estilo que me atraia como antes, neste momento foi refrescante. Porém, várias outras coisas contribuíram para que, de uma forma geral, eu tenha gostado muito de ler este livro, e é isso que vos vou explicar.
image

Uma sonata de amor cruza a música e uma paixão que resiste ao tempo. Somos transportados a uma comunidade anglo-Argentina muito conservadora no fim dos anos 40, onde conhecemos Audrey. Audrey é uma filha exemplar, e como tal, espera-se que venha a casar com Cecil Forrester, o jovem sensato e atraente que vem trabalhar na empresa do seu pai. Mas ela vê no irmão de Cecil, Louis, a sua alma gémea. Só que Louis tem tanto de talento como de instabilidade. Quando uma tragédia atinge a família de Audrey, Louis deixa-a para trás com uma sonata que a acompanhará para o resto da vida. Audrey acaba por se casar com Cecil, um sacrifício no qual aprende mais sobre si própria e o verdadeiro significado do amor.

Santa Montefiore retoma a temática do adultério, que já havia trazido em Amor Proibído. Apesar de acharmos que podemos adivinhar o rumo da história, mais uma vez ela surpreende, acrescentando pormenores inesperados numa jornada que dura várias décadas e na qual a história atravessa vários pontos de críticos. De facto, ela acaba por abordar a temática sempre de um ponto de vista, na minha opinião, um pouco conservador. Porém, não foi difícil de compreender o desfecho – ele acaba por ganhar sentido. Na verdade, é o início que, para mim, tem menos sentido: as razões que impedem o romance de Audrey e Louis, embora devidamente contextualizadas, não são bem justificadas. A sensação que me deu foi que não me conseguiram convencer.

Isso veio a acontecer, à medida que a narrativa foi avançando, e que Santa Montefiore foi introduzindo diversas acções que mostraram a complexidade das personagens. Essa é uma grande qualidade das obras da autora, na medida em que ela explora as virtudes e vulnerabilidades das personagens, de tal modo que elas se tornam bastante próximas dos leitores.

Uma leitura leve, mas rica em emoções e lições para a vida. Santa Montefiore merece ser mais divulgada, e gostaria de conhecer outras obras dela. De preferência com novos temas, pois começo a achar intrigante esta repetição em torno do adultério… Recomendo este livro aos leitores mais sensíveis, que gostam de ficar agarrados a uma história e às suas personagens.

image

Classificação: **** (Gostei)

Link no Goodreads: https://www.goodreads.com/book/show/10150727-uma-sonata-de-amor

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s