#25 A minha experiência com… O Espião Português, de Nuno Nepomuceno

Olá a todos, e sejam bem-vindos ao Blog d’A Toca do Nunca!

img_20151207_113245.jpg

Hoje venho falar-vos de um dos livros mais populares no panorama atual da literatura nacional, que é o 1º volume da Trilogia Freelancer, de Nuno Nepomuceno: “O Espião Português”. Este livro tem vindo a conquistar fãs um pouco por toda a blogosfera e o booktube, e eu não pude ficar indiferente. Com o 3º volume já nas bancas, e por incentivo da Roberta, do Blogue Flames (que, aliás, me emprestou o livro – Obrigada!) acabei por decidir experimentar. Apesar de as histórias de espionagem não serem o meu género predilecto, este livro esconde muito mais do que parece…

A acção inicia-se em Estocolmo, na Suécia, e acompanhamos o protagonista André Marques-Smith, o jovem director do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, numa missão a serviço da Cadmo, uma agência semigovernamental de espionagem para a qual secretamente trabalha. Esta missão consiste em recuperar os estudos de um cientista, e virá a revelar-se mais difícil do que o esperado, com uma organização terrorista no encalço dos mesmos. Porém, ele está longe de imaginar que, a partir deste momento, toda a sua vida está prestes a mudar, revelando-se-lhe uma série de mentiras…

Duas palavras descrevem, para mim, este livro: brutal e surpreendente! Quando iniciei esta leitura, esperava uma escrita cativante e um ritmo alucinante, mas não esperava “levar tantos murros no estômago”. A história vive de uma sucessão de mistérios encobertos e revelações surpreendentes, que se adensam ainda mais nas últimas páginas. Assim, Nuno Nepomuceno atrai-nos para a teia de intriga que vive o nosso protagonista, que, com uma sensação crescente de que já não pode piorar mais, se vê continuamente arrastado para o pior dos cenários.

Assim, este livro tem muitos mais elementos do que, à primeira vista, podemos supor. Há grande foco nas personagens e nas suas vidas pessoas, nas relações de amor e amizade que estabelecem, e nas suas histórias pessoais. Nuno Nepomuceno cria, assim, uma nova abordagem para este tipo de ficção, que pode agradar de forma mais abrangente. De facto, o leitor facilmente cria uma grande empatia com André Marques-Smith, o que contribui para a vivência da leitura de forma mais intensa e dramática.

Com este livro, vivi ainda outro tipo de experiência. Sendo este o primeiro livro concluído e publicado do autor, que mereceu o Prémio Literário Note! 2012, senti que Nuno Nepomuceno terá vivido alguns dos desafios que um escritor experiencia ao começar a escrever. Nota-se um esforço continuado para escrever de modo criativo e consistente, e vê-se uma evolução da escrita ao longo do livro. Os diálogos, por exemplo, inicialmente eram um pouco mais fracos (e eu sei o quão difícil é escrever diálogos que pareçam credíveis…), mas com o virar das páginas estas pequenas fragilidades foram-se esbatendo…

Assim, aqui n’A Toca do Nunca este livro continuará, à semelhança de muitos blogs, a ser recomendado. Agora, já estou a preparar a minha carteira para vir a adquirir este e os outros volumes da trilogia: “A Espia do Oriente” e “A Hora Solene”. Quem sabe se o Pai Natal não ajuda?

img_20151207_113321.jpg

Classificação: **** (Muito bom)

Link no Goodreads: https://www.goodreads.com/review/show/1446221658?type=review#rating_59464335


Editora: TopBooks (http://topbooks.pt/)

1ª Edição: 2012

Páginas: 372

Apresentação: Capa mole com orelhas

Advertisements

2 thoughts on “#25 A minha experiência com… O Espião Português, de Nuno Nepomuceno

  1. Adorei Raquel, conseguiste explicar algumas das coisas que mais me agradam nesta obra, e fiquei super contente por saber que gostaste tanto dele que vais querer continuar a ler a trilogia.
    Obrigada por teres dedicado algum do teu tempo a ler a obra e a falar sobre ela aqui neste cantinho.
    Como sempre, a escrita do post está fenomenal. Parabéns!
    beijinhos

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s