Encontros de Escrita | Um sonho de Daniela Soares

DSC09089

Encontros geram encontros. E assim, neste espaço de encontros de escrita, venho apresentar-vos Daniela Soares, escritora e jornalista que agora publica o seu primeiro livro pela Estremoz Editora – “Não vás por aí”.

Eu fiquei curiosa por saber mais, e vocês?

1 – Fale-nos um pouco deste seu livro “Não vás por aí” e sobre o que trata.

R: “Não Vás Por Aí” é a história de Roberto, um homem que perde o seu primeiro grande amor e deixa que o desespero se apodere dele. Sem ver uma saída, atira-se ao mar. Mas o que seria uma tragédia resulta, na verdade, numa mudança de vida. Esta é uma história sobre o amor, como ele poder ser dor mas também cura.

2 – Quem é Daniela Castro Soares e como começou o seu gosto pela escrita?

R: Sempre escrevi, desde muito pequena, desde a escola primária. Escrevi diários na infância, desabafos na adolescência, comecei a entrar nos contos no liceu e “Não Vás Por Aí” foi a minha primeira grande aventura na escrita. Sou uma jovem jornalista, apaixonada pela cultura, por literatura, cinema, teatro, música, e que quer fazer da escrita um futuro.

3 – Como surgiu esta oportunidade de publicar a sua primeira obra e quais as suas expectativas para o lançamento?

R: Quando escrevi o “Não Vás Por Aí”, escrevi para mim, como sempre fazia. Nunca pensei em publicar. Entretanto, mostrei o manuscrito a algumas pessoas e elas incentivaram-me a enviá-lo. Cheguei a concorrer com ele a um concurso, mas não fui apurada. Quase a baixar os braços, valeu-me o apoio dos que estão sempre ao meu lado. Enviei para algumas editoras até que apareceu a Estremoz, que acreditou em mim. Não tenho expectativas, não gosto, aliás, dessa palavra. Acredito que criar expectativas é o meio mais rápido para a desilusão. Vivo um dia de cada vez. Neste momento, estou a preparar o lançamento aqui na Feira, que vai ter algumas surpresas, e gostava de lá ver as minhas pessoas do coração e muitos que queiram conhecer a obra.

4 – Para além da escrita, que outras paixões a preenchem?

R: Adoro cinema. Agora, com o cargo de chefe de redacção no Correio da Feira e o livro, fica mais difícil acompanhar os filmes que vão saindo, mas uma profissão que me fascina é sem dúvida a crítica de cinema. Os filmes são, assim como os livros, um mundo mágico que nos envolve e onde as histórias ganham vida.

5 – Quais os seus objetivos e sonhos para o futuro, quer na escrita, quer no geral?

R: O meu grande sonho era lançar um livro, e estou a cumpri-lo. Imagino-o, muitas vezes, nas estantes dos bestsellers, mas sei que é uma escada longa e sinuosa que posso nunca ter a possibilidade de subir. O que desejo, acima de tudo, é que um dia possa fazer da escrita a minha vida, ou seja, que a escrita preencha cada minuto do meu dia. Se este sonho puder ser acompanhado de uma viagem à volta do mundo, então o círculo estará completo.

DSC09105

O livro chegou às bancas no passado dia 7 de Novembro, com o seu lançamento em Lisboa. No Norte, mais precisamente na Livraria Vício das Letras, em Santa Maria da Feira, prepara-se a sua apresentação para o próximo sábado, dia 14, às 18h30.

IMG_3352

Resta-me agradecer à autora Daniela Soares, que foi de extrema simpatia e acessibilidade, por ter acedido a responder a esta breve entrevista.

Faço votos para que este seu primeiro livro seja o bem-sucedido início de uma longa e bonita carreira literária!

3 thoughts on “Encontros de Escrita | Um sonho de Daniela Soares

  1. Olá Raquel 🙂 Gostei muito do que aqui li e de perceber que ser escritor nem sempre é fácil, é uma actividade feita de avanços e recuos. O importante é não desistir e ainda bem que a Daniela não baixou os braços e assim pretende continuar 🙂

    Like

    • Obrigada Silvéria! De facto, a história da Daniela é um bom exemplo da coragem e determinação que são necessárias para se perseguir uma carreira na escrita. É importante ter os pés na terra e não desistir, melhorando em cada oportunidade. Beijinhos

      Like

Leave a Reply

