#22 A minha experiência com… Só o tempo dirá, de Jeffrey Archer

IMG_20150828_150220

Olá a todos! Hoje trago-vos mais uma das minhas leituras de Agosto. Uma que, apesar da pouca informação que tinha quando parti para ela, não desapontou. Venho falar-vos do 1º volume da saga familiar The Clifton Chronicles, intitulado Só o tempo dirá (Only time will tell) de Jeffrey Archer. Best-seller internacional e autor de 16 romances, bem como de contos, peças de teatro e obras de não-ficção (Os diários da prisão), foi só no início deste ano que conheci este autor, através da sua mais recente publicação. Na verdade, este foi um dos lançamentos da primeira metade do ano que mais curiosidade me despertou (ver aqui). Talvez pelo misto de História, drama e romance, mantive este livro “debaixo de olho” até o poder comprar. E mantive-me pouco informada e sem grandes expectativas para a leitura da mesma. A experiência… revelo-vos agora.

Só o tempo dirá é o início de uma série épica que se estende por 100 anos e, no original, contempla já cinco volumes. Conta a história de Harry Clifton desde o seu nascimento em 1920. Harry provém de origens humildes e nunca conheceu o pai, que dizem que morreu na Grande Guerra. Em criança, passa os seus dias a fugir da escola, refugiando-se nas docas, onde trabalha o seu tio Stan. Porém, a possibilidade de ganhar uma bolsa de estudo vem alterar radicalmente o rumo da sua vida. Já adulto, Harry tem que escolher entre ir para Oxford ou alistar-se na Marinha para combater contra Hitler. Ao mesmo tempo que descobre toda a verdade sobre a morte do seu pai, mas também o enigma sobre quem é, na verdade, o seu pai…

Na contracapa da edição portuguesa, há várias referências ao autor como sendo um grande “contador de histórias”. E eu estou totalmente de acordo: a sua capacidade de nos envolver na narrativa é única, fazendo-me apreciar a sua leitura como há já algum tempo não acontecia. Apesar de algumas passagens mais cruéis, este livro é um “virar páginas”, no qual a história vai sendo contada pouco a pouco e reelaborada a partir do ponto de vista de várias personagens. Os capítulos são curtos, e todos terminam num cliffhanger, pelo que, sem sombra de dúvida, o suspense é alimentado até ao final. As personagens são exploradas de forma simples, mas completa, e facilmente se nutre empatia por Harry, por quem passamos a torcer para que a sua vida corra pelo melhor.

Não posso considerar que esta venha a ser uma obra de arte intemporal, embora certamente seja das melhores obras do autor. Talvez, com algum distanciamento, considere que esta é uma intriga relativamente simples e clichê. Porém, voltei a sentir, ao ler este livro, um prazer na leitura que há muito não sentia. Talvez por ter sido pouco influenciada para esta leitura, voltei a sentir aquele prazer de ler exactamente aquilo que me apetece ler naquele momento, independentemente de estar a ser muito falado, ou ser um livro muito bem conceituado. Sem desmérito para esse tipo de leitura, gostei da experiência de ter seguido o meu instinto e de este não me ter defraudado. Não sei como irá evoluir a partir daqui, mas para já confirmo a minha curiosidade face ao segundo volume, “Os pecados do pai”, que sai já em Outubro.

Para os fãs de sagas e romance histórico, este é sem dúvida um livro que aconselho.

IMG_20150828_150301

Classificação: ***** (Excelente)

Link  no Goodreads:

https://www.goodreads.com/book/show/25077864-s-o-tempo-dir

E vocês, têm curiosidade em conhecer a saga desta personagem?

Espero encontrar-vos num próximo post! 🙂


Editora: Editora Bertrand (http://www.bertrandeditora.pt/)

1ª Edição: Abril 2015

Páginas: 404

Apresentação: Capa mole com orelhas

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s