#5 A minha experiência com… Amor Proibído, de Santa Montefiore

IMG_20150309_182903

Comprei este livro numa promoção de adesão ao Círculo de Leitores, sendo um dos que, dos que estavam disponíveis, me chamou mais atenção. Apesar de me manter numa zona de conforto – o género romance contemporâneo – deu-me a conhecer uma autora que nunca tinha lido.

O romance retrata a história de uma relação amorosa adúltera, e está dividido em três partes, que ilustram diferentes fases da evolução desta situação no contexto da vida das personagens. Os protagonistas deste caso amoroso são Angelica, uma escritora de livros infantis e de fantasia, e Jack, proprietário de uma vinha na África do Sul, que se conhecem num jantar em Londres. Ambos são casados, ambos têm filhos, mas sentem uma grande atracção um pelo outro, que cresce para uma relação de profunda intimidade. A sua relação evolui da troca de emails, para telefonemas, até que Angelica aproveita a oportunidade de uma tour profissional para visitar o seu amante. E nesses últimos momentos a vida de Angelica sofre uma reviravolta que, a seu tempo, o destino se encarregará de compensar, ensinando-lhe o significado daquele fugaz episódio. Pelo meio, assistimos às peripécias, por vezes, dramáticas, das vidas das suas amigas, o seu maior apoio, e que retratam as características da sociedade inglesa moderna.

Um dos aspectos que mais me agradou na leitura de Amor Proibído foi a escrita da autora. É uma escrita simples, fluída, que se esforça por retratar a beleza das situações, dos pensamentos e sentimentos das personagens. De facto, a autora leva-nos a empatizar com duas personagens que, em termos morais, não são as que, à partida, a maioria das pessoas se predispõe a tentar compreender. Mas Santa Montefiore consegue levar o leitor a acompanhar a história e os motivos por detrás de cada comportamento das personagens com compaixão, descobrindo, com os protagonistas, o que é que tudo aquilo significa no contexto das suas vidas. Além disso, o texto é pontuado por frases breves sobre o significado da vida e da felicidade, o que complementa a reflexão que somos convidados a fazer com toda a série de eventos menos convencionais.

O que menos me agradou foi o facto de, em comparação com a complexidade da construção dos protagonistas, algumas outras personagens serem quase estereotipadas. Por exemplo, o marido de Angelica, Olivier, ainda que sofra uma evolução ao longo da história, age quase sempre de modo conveniente àquilo em que a própria protagonista prefere acreditar. Também me desagradou bastante o final, mais precisamente o epílogo. Este, já depois de terminada a acção principal, vem resolver uma situação relacionada com uma das amigas de Angelica. A autora optou por não deixar este pequeno mistério por resolver mas, a meu ver, era desnecessário. Veio desvirtuar um pouco a história por retirar, de repente, a ênfase à acção principal e foi anti-climático.

Porém, de uma forma geral, foi uma das minhas melhores leituras de 2014, e recomendo a todos que gostem de um romance pouco convencional, com um pouco de dilema à mistura. Esta é uma daquelas leituras que também traz algo de novo às nossas vidas, ajudando-nos a reflectir sobre o que realmente interessa na vida, sobre o que é realmente a felicidade, a liberdade e a responsabilidade. Vou procurar ler mais livros desta autora e ficar disponível para outras surpresas como esta…

IMG_20150309_182932

Classificação: **** (Muito bom)

Link no Goodreads: https://www.goodreads.com/book/show/7957603-the-perfect-happiness

E vocês, já conheciam esta autora? Ficaram curiosos?

Espero que tenham gostado de mais uma opinião, e que partilhem os vossos comentários e sugestões para que a Toca seja cada vez um espaço mais acolhedor 😉

Beijinhos e até ao próximo post 🙂


Editora: Círculo de Leitores (http://www.circuloleitores.pt/)

1ª Edição: 2010

Páginas: 344

Apresentação: Capa dura com sobrecapa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s