#1 A minha Experiência com… Fernando Pessoa: O Romance, de Sónia Louro

IMG_20150208_192322

Fernando Pessoa é um dos meus poetas preferidos, senão o meu preferido entre todos. Por isso, quando tomei conhecimento que ia ser lançado este livro, uma biografia romanceada, fiquei com muita curiosidade em lê-la. Apesar de não ler muitas biografias, esperava que a esta me fizesse imergir na história e me arrebatasse com factos e facetas desconhecidas de um poeta ainda tão misterioso.

O livro cumpre o seu propósito de ressuscitar e recriar Fernando Pessoa, nas suas vivências quotidianas, nos principais acontecimentos da sua vida e na sua vivência psicológica, nomeadamente a interação e significado dos vários heterónimos. Em primeiro lugar, a sua estrutura, dividida em partes cujos títulos indicam períodos da vida de Pessoa (que são delimitados), permite-nos compreender e integrar o impacto de diversas circunstâncias na vida deste homem. Destaco, por exemplo, a própria infância de Pessoa, marcada pela quebra de relacionamento com a mãe. Esse é um acontecimento que tem repercussões para toda a vida e que, ao longo do romance, o leitor é levado a reviver. Sendo, talvez, um dos aspectos menos conhecidos da sua vida, satisfez-me a forma como aqui foi abordado. Assistimos, igualmente, à construção da percepção sobre a(s) sua(s) identidade(s), através de reflexões sobre si e os outros, o mundo, e de instrumentos como a Astrologia, nos quais tomamos consciência sobre como o próprio Pessoa se via a si e à sua obra. Em segundo lugar, o discurso encerra como que duas narrativas paralelas: uma é a principal, na qual está o desenrolar da vida de Pessoa; a outra, de caracteres em itálico, a iniciar cada capítulo, traz-nos, a meu ver, uma visão mais emocional, passada muitas vezes em madrugadas de insónia, e em que nos é retratado, de forma fiel, o curso incessante dos pensamentos de Pessoa. Em terceiro lugar, a narrativa é, toda ela, escrita na primeira pessoa, sendo que a autora utilizou diversas citações do próprio Pessoa, e, em torno destas, construiu o romance. É na conjugação espantosa de todos estes elementos que reside a beleza desta obra, que não se limita a descrever factos ou acontecimentos, mas que dá a sensação de nova vida ao poeta, e dá-lo a conhecer tão profundamente.

Assim, nestes aspectos, o livro esteve à altura das expectativas traçadas, sendo de louvar o magnífico esforço da autora em estudar textos e papéis, que encerravam meros fragmentos de memórias de uma vida, e de os configurar de modo a construir uma acção viva e uma(s) personalidade(s) complexa(s).

Porém, a minha experiência de leitura deste romance não foi tão agradável quanto eu gostaria. Inicialmente, estava a ler a bom ritmo, mas o livro, embora não pareça, é extenso, e tornou-se extenuante, dando a sensação de repetição. Creio que isso tem a ver mais com as minhas características e hábitos literários, que não me impedem de analisar a obra na sua qualidade, mas que marcam a minha experiência de leitura como tendo sido algo cansativa. Aliás, foi necessária alguma persistência da minha parte para concluir.

Em suma, creio que estamos perante uma obra excepcionalmente bem construída, única, que recomendo a todos os amantes de Pessoa que queiram aprofundar o seu conhecimento do homem, que era tantos outros ao mesmo tempo e que, morrendo, pôde viver e concretizar a sua obra…

IMG_20150208_192404

Classificação: *** (Bom)

Link no Goodreads: https://www.goodreads.com/book/show/23508664-fernando-pessoa-o-romance

E vocês, também são fãs de Fernando Pessoa? O que acham deste romance?

Partilhem as vossas opiniões aqui, nos comentários, e deixem também as vossas sugestões para o Blog!


Editora: Saída de Emergência (http://www.saidadeemergencia.com)

1ª Edição: Novembro de 2014

Páginas: 448

Apresentação: Capa mole

2 thoughts on “#1 A minha Experiência com… Fernando Pessoa: O Romance, de Sónia Louro

  1. Ainda hoje estive com o livro na mão, indecisa sobre se o havia de trazer ou não… Acabei por não o fazer, mas depois de ler a tua opinião fiquei arrependida, pois gosto imenso do poeta! 🙂
    Gostei muito da opinião!
    Beijinhos e boas leituras!

    Liked by 1 person

    • Olá Carolina!
      Sim, para quem gosta de Pessoa, é uma leitura muito interessante, até porque parece ter sido escrito por ele!
      Muito obrigada, fico muito contente 🙂
      Sê bem-vinda e espero que continues a visitar aqui a Toca!
      Beijinhos e boas leituras!

      Like

Leave a Reply

