A minha experiência com… A todos os rapazes que amei, de Jenny Han

IMG_20150208_190514

Este livro atraiu-me, primeiro, pelo seu título, que me sugestionou um romance intimista e com algum mistério em torno dos sentimentos e das histórias de amor passadas. Depois, pela sinopse, que é um excerto do texto, em que se adensam mais ainda as impressões que o título proporciona. E ainda acrescenta a ideia que de que alguma coisa está prestes a mudar. Porém, o romance em si, tanto cumpre como não cumpre estas expectativas. Confusos? Eu vou tentar explicar…

O romance centra-se na história de Lara Jean, uma adolescente meia-coreana de 16 anos, que tinha uma espécie de ritual de escrever uma carta de amor aos rapazes de quem gostava, quando os queria esquecer. Escrevia-as, endereçava-as e depois guardava-as numa caixa de papelão, uma prenda oferecida pela sua mãe que falecera quando era mais nova. Um dia, Lara Jean descobre que as suas cartas tinham sido enviadas para os seus destinatários, e a partir daí várias coisas surgem em consequência disso. A história revela-nos, portanto, a vivência desta adolescente, confrontada com as reacções de alguns destinatários (em particular Peter e Josh), os seus sentimentos antigos e actuais por estes, bem como a algumas peripécias que a levam a conhecer-se melhor a si mesma.

Este romance classifica-se como Y.A. (Young Adult), o que não é um dos géneros com que eu me identifico mais. Porém, essa não foi a impressão que eu tive inicialmente e, apesar disso, a sua leitura foi bastante agradável, sendo a história polvilhada de vários pormenores interessantes que me fizeram adorar partilhar daquele pequeno mundo. Destaco o facto de a personagem principal, sendo meia-coreana, apelar à diversidade, sobretudo num género em que é fácil cair em estereótipos. Para além disso, agradou-me bastante tudo o que teve que ver com a família, a relação das irmãs, a sua empatia e cumplicidade. Por último, saliento também a sensibilidade com que a autora explorou as subtilezas das relações entre jovens, o amadurecimento e a aprendizagem sobre o amor.

No entanto, há vários pormenores que não me fizeram tanto sentido e não me convenceram. Primeiro, o final é em aberto, mas a tendência que levanta para a sequela (que se prevê ser lançada em Novembro de 2015, sob o título “P.S.: Ainda te amo”) surpreendeu-me, por não me parecer a escolha mais consistente nem mais sensata da protagonista. Só esforçando-me por enquadrar o romance no seu género é que consigo perceber essa inclinação por um dos rapazes, em detrimento do outro. Mas, pessoalmente, essa escolha não me agrada, e nem sequer faz muito sentido no ponto em que o romance termina. Aliás, a autora não nos convence sobre nenhuma das hipóteses, o que pode ser propositado, mas que me deixou um certo desconforto quanto ao futuro. Segundo, a descoberta sobre quem enviou as cartas, sendo mais ou menos óbvia, é um aspecto cuja explicação é difícil de digerir, por ser tão infantil (mesmo vindo de quem vem…).

No geral, considero que esta é uma boa leitura para momentos em que queiramos ler algo mais simples, que nos entretenha. Apesar de, ainda assim, cair em alguns estereótipos (para os quais também pode haver algum nível de tolerância), também é recheado de elementos novos e únicos, muito de acordo com os gostos da autora. E seja qual for o rumo que seja tomado, o interesse na sequela mantém-se, e acredito que esta poderá clarificar muitas das “pontas soltas” que este deixou…

IMG_20150208_190551

Classificação: *** (Bom)

Link no Goodreads: https://www.goodreads.com/book/show/15749186-to-all-the-boys-i-ve-loved-before

E vocês? Partilhem nos comentários se já leram ou gostavam de ler este livro!

E não se esqueçam, deixem também as vossas opiniões e sugestões para a Toca ser cada vez mais um cantinho a visitar 😉


Editora: Top Seller (http://www.topseller.pt/)

1ª Edição: Novembro de 2014

Páginas: 272

Apresentação: Capa mole

Leave a Reply

