A minha experiência com… A filha da minha melhor amiga, de Dorothy Koomson

IMG_20150208_190223

Já me tinha cruzado com este livro mais vezes, mas só há pouco tempo, quando pesquisava algo para ler, não sabendo bem no que pegar a seguir, decidi experimentar Dorothy Koomson. E encontrei a minha alma gémea literária!

Este é o tipo de romance que eu me imagino a tentar escrever um dia, com base em situações de vida verosímeis (possivelmente baseados na realidade), que explorem a fundo o desenvolvimento das personagens, das situações, e onde assistamos à sua transformação e conquista de felicidade. Além disso, quando fui pesquisar mais sobre a autora, descobri que, tal como eu, ela também é formada em Psicologia, além de Jornalismo. Essa formação, com certeza, é base da sua inspiração e da sua escrita, pautada por uma sensibilidade especial.

O romance está dividido em diferentes partes, cada uma com uma frase proferida nos capítulos seguintes, e que vão assinalando o desenvolvimento e amadurecimento das personagens. A história, narrada na primeira pessoa, centra-se no desenvolvimento da relação maternal entre Kamryn, uma mulher de 32 anos, bem-sucedida, solteira e sem filhos, e Tegan, a filha da 5 anos da sua melhor amiga, fruto de uma relação ilícita com o ex-noivo de Kamryn. Este processo envolve perdão, envolve luto, envolve remodelações, envolve responsabilidade… No fundo, assistimos à transformação da vida das personagens à medida que constroem laços de família, em que todas as decisões de Kamryn passam a ser feitas tendo por base o bem-estar de Tegan, nomeadamente qual o papel do seu pai biológico na sua vida. Ao longo do texto, surgem algumas analepses (com caracteres em itálico, pois são narradas na primeira pessoa, mas por Adele, a amiga de Kamryn) que apresentam ao leitor acontecimentos passados, e a sua explicação, para que este possa, bem como as personagens, dar continuidade à acção.

Foi um livro que me prendeu da primeira à última página, acompanhando e velando pela felicidade das personagens. Destaco, em particular, a construção da personagem Tegan, uma criança de 5 anos, e de toda a sua vivência emocional, i.e., as saudades da sua mãe, da construção da ideia de morte, da progressiva luta contra o medo e da crescente confiança em Kamryn. Considero-a de enorme credibilidade, mostrando que Dorothy Koomson conseguiu transpor para o texto todo o seu conhecimento e experiência, levando-nos a nós, leitores adultos, a desconstruirmos muitas das situações e a interpretarmos os comportamentos da criança, empatizando mais facilmente. A escrita é simples, estando praticamente subordinada ao decorrer da acção e ao desenvolvimento psicológico das personagens. Porém, não deixa de ser agradável e criativa. Aspectos negativos? Apenas daria um pouco de mais tempo de vida a Adele, e preferia que tivesse havido uma despedida entre as amigas.

Concluindo, esta foi a minha leitura preferida de 2014, deixando-me com vontade de ler todos os outros livros da autora já editados em Portugal. Recomendo a quem gostar de uma história emotiva, empolgante, verosímel, da qual se sinta saudade por muito tempo…

IMG_20150208_190442

Classificação: ***** (Excelente)

Link no Goodreads: https://www.goodreads.com/book/show/3553715-a-filha-da-minha-melhor-amiga

Vocês já leram este romance, ou outros romances de Dorothy Koomson? Digam-me o que leram, o que acharam e se estão interessados em apostar neste livro.

E não se esqueçam de acrescentar qual a vossa opinião sobre o Blog 🙂


Editora: Porto Editora (http://www.portoeditora.pt/)

1ª Edição: 2006

Páginas: 448

Apresentação: Capa mole

4 thoughts on “A minha experiência com… A filha da minha melhor amiga, de Dorothy Koomson

    • Olá Mariana!
      Ainda bem que o que escrevi te deixa mais curiosa. Atenção que eu li apenas este. No entanto, é daqueles casos em que ficas fã e queres ler tudo do autor. Espero que gostes de os ler e depois gostava muito de saber a tua opinião 😃 Beijinhos

      Like

Leave a Reply

