A minha experiência com… O meu irmão, de Afonso Reis Cabral (Prémio LeYa 2014)

IMG_20150208_190105

Apesar de eu ter conhecimento prévio sobre este escritor, este livro despertou o meu interesse pelo seu título e pelo tema abordado: a deficiência. Só mais tarde me recordei de ter visto uma reportagem sobre a atribuição deste prémio ao talentoso e promissor trineto de Eça de Queirós. Por isso, penso que, por ter despertado interesse numa leitora comum exclusivamente por aqueles atributos, o livro e o seu autor têm todo o mérito, com ou sem a sua descendência.

Este romance centra-se na relação entre dois irmãos adultos, um deles portador de Síndrome de Down (o Miguel), sendo que a acção se inicia com uma viagem para uma aldeia de Portugal – o Tojal – para a qual é dado a entender ao leitor que as personagens pretendem retirar-se por algum tempo. Depois, ao longo dos capítulos, em analepses, vamos conhecendo melhor a história de cada uma das personagens principais, e acompanhamos os acontecimentos presentes, bem como o impacto que estes têm nas personagens. À medida que nos encaminhamos para o final, vamos compreendendo, finalmente, que acontecimentos e motivações levaram àquela nova etapa da relação entre as personagens, bem como à fuga para o Tojal. O desenlace, a meu ver, sendo aberto, encerra um significado simbólico, no qual se ilustra, por um lado, o amor incondicional e a dependência de Miguel face ao seu irmão mais velho (que é o narrador da história e do qual nunca chegamos a saber o nome) e, por outro lado, a intransponibilidade das barreiras que os separam. E são várias, desde as características de ambos, até à Luciana, o amor da vida de Miguel, que, mesmo depois do que aconteceu, não deixa de se interpor entre os irmãos através da sua lembrança constante.

Relativamente à história, destaco, como aspecto positivo, a forma como Afonso Reis Cabral nos retrata a relação idiossincrática entre estes dois irmãos. Fá-lo com extraordinária sensibilidade, mas sem cair em sentimentalismo. Aliás, até chegou a impressionar-me a aparente incongruência entre os afectos e os actos da personagem principal face a Miguel. Tal se deverá, certamente, ao facto de o autor se ter servido da sua própria experiência pessoal como inspiração, mas revela igualmente um profundo auto-conhecimento e sentido crítico da realidade. Porém, como aspectos menos positivos, e reportando-me à minha experiência de leitura, devo apontar o ritmo da narrativa, por vezes um pouco lenta de mais para mim. À excepção do clímax violento, em que tudo acontece a um ritmo que nos atordoa, não só pela forma como é descrito, mas também pelo que é descrito.

Quanto à escrita, há muito tempo que eu não lia um romance cujo texto fosse tão belo. Simples, mas belo. Cada frase trabalhada com gosto. Além disso, Afonso Reis Cabral desenvolve já o que eu me atreveria a denominar de estilo próprio: tanto nos apresenta a narrativa numa formatação normal, como a intercala com frases de caracteres mais pequenos em que acrescenta um ponto de vista mais sarcástico daquela situação. Na minha opinião, resultou muito bem, envolvendo-nos de uma outra forma no texto e revelando uma maturidade fora do vulgar para a sua idade – 24 anos!

Em suma, de uma forma geral, a minha experiência com este livro foi muito boa, e esteve à altura das minhas expectativas. É um livro que nos deixa com um misto de sentimentos: tristeza, compaixão, mas também alegria. Afonso Reis Cabral é uma personalidade a acompanhar, pois, apesar desta excelente estreia, nota-se que há ainda mais potencial a desenvolver. Recomendo a todos quantos gostem de um livro bem escrito e de uma história que nos desassossegue.

IMG_20150208_190150

Classificação: **** (Muito Bom)

Link do Goodreads: https://www.goodreads.com/book/show/23517632-o-meu-irm-o

E vocês? Já lerem este romance? Ficaram curiosos?

Deixem a vossa resposta em baixo, nos comentários, e partilhem as vossas opiniões e sugestões para o Blog!


Editora: Grupo LeYa (http://www.leyaonline.com/pt/)

1ª Edição: 2014

Páginas: 368

Apresentação: Capa mole

Leave a Reply

